A Rede Oceano Limpo
A Rede Oceano Limpo é um movimento liderado pela Cátedra Unesco para Sustentabilidade do Oceano que integra esforços com diferentes parceiros na busca de um oceano limpo.
A Rede contribui com um movimento mundial para enfrentamento à poluição por lixo no mar, e atua no fortalecimento de arranjos institucionais que possam articular diferentes setores da sociedade em um processo participativo de produção e compartilhamento de informações e ações sobre o lixo no mar ao longo da costa brasileira.
De uma forma estruturante e sistêmica, a Rede conecta ciência e gestão para gerar bases de conhecimento e elaborar estratégias para combater o problema por meio da internalização da agenda de lixo no mar como política pública.
Contexto
O lançamento do Plano Nacional de Combate ao Lixo no Mar, coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), em 2019, foi uma importante contribuição do Brasil para o cumprimento do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 14.1 (“Até 2025, prevenir e reduzir significativamente a poluição marinha de todos os tipos, em particular proveniente de atividades terrestres, incluindo detritos marinhos e poluição de nutrientes”), e alinhamento com o resultado esperado de “um oceano limpo”, Década das Nações Unidas da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável.
O diagnóstico sistemático das principais fontes de resíduos que chegam ao oceano é o ponto de partida para a implementação de ações de combate precisas e cientificamente embasadas. Programas de monitoramento e avaliação são importantes para permitir uma ampla cooperação entre entes governamentais federais, estaduais e municipais e entre esses e a iniciativa privada, o terceiro setor e a academia no desenvolvimento de ações de enfrentamento do lixo no mar no Brasil e no mundo.
Esse cenário norteou o desenvolvimento do Plano Estratégico de Monitoramento e Avaliação do Lixo no Mar do Estado de São Paulo (PEMALM-SP), uma iniciativa inovadora para o entendimento e enfrentamento do problema do lixo no mar em escala local. A partir dessa iniciativa criou-se a Rede Oceano Limpo, a fim de expandir e inspirar ações em outros estados na região costeira brasileira.
Atualmente, esse movimento considera diálogos e ações nos estados do Amapá, Ceará, Rio Grande do Norte, Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná, em diferentes fases de implementação. Em cada um destes estados, um grupo focal foi formado para identificar oportunidades de implementação ações estratégicas que fomentem o enfrentamento à poluição por lixo e considerem especificidades regionais.
Operação da Rede Oceano Limpo
A Rede Oceano Limpo opera desde 2019 por meio de projetos de pesquisa e de facilitação de processos de revisão e proposição de políticas públicas para o enfrentamento ao lixo no mar. Nos diferentes ciclos destes projetos, foi possível a realizão de inúmeras publicações e produções audiovisuais.
Time Rede Oceano Limpo
Alexander Turra
Coordenador
Carla Elliff
Gestora
Jemilli Viaggi
Gestora
Natalia Grilli
Consultora
Elisa Menck
Consultora
Vitória Scrich
Consultora
Bianca Gabani
Consultora
Joana Alves
Consultora
Giovanna Santini
Consultora
Lucas Barbosa
Consultor
Isabela Carvalho
Consultora
Mariana Andrade (Bloom)
Consultora