Santa Catarina
Em Santa Catarina, a Rede Oceano Limpo vem trabalhando junto a Secretaria de Meio Ambiente e da Economia Verde (SEMAE) desde 2024, para construir uma estratégia de enfrentamento ao lixo no mar para o estado.
Como primeiro momento da entrada de Santa Catarina a Rede Oceano Limpo, no dia 22 de Maio de 2025, foi realizado o I Seminário Catarinense de Combate ao Lixo no Mar, com o mapeamento de iniciativas no Estado de Santa Catarina e identificação de ações que podem nortear o documento de estratégias estaduais para enfrentamento do lixo no mar.

Santa Catarina compreende 295 municípios, sendo 38 desses inseridos nos 560 km de Zona Costeira do Estado, a qual é dividida entre municípios loccalizados no continente ou na parte insular do estado. A parte insular compreende a principal ilha, a Ilha de Santa Catarina (onde está uma parte da sua capital Florianópolis) e demais ilhas menores. Uma característica importante de Santa Catarina é a sua diversidade no relevo, conferindo ao seu litoral recortes com praias, dunas, lagoas, ilhas e enseadas. O litoral catarinense é um importante polo turístico, além da forte presença da pesca e comércio nas suas atividades econômicas. Também é um estado importante para uma diversidade de espécies migratórias e na proteção de importantes ecossistemas como a restinga e os manguezais.

Em Maio de 2025, ocorreu o I Seminário Catarinense de Combate ao Lixo no Mar, marcou um momento-chave para o estado de Santa Catarina no enfrentamento à poluição marinha com a assinatura do Pacto por um Oceano Limpo. O evento reuniu 125 participantes de 47 instituições, representando diversos órgãos públicas, universidades, organizações da sociedade civil e iniciativa privada.
O Pacto simboliza a entrada oficial de Santa Catarina na Rede Oceano Limpo e uma intenção do Estado de elaborar estratégias de combate o lixo no mar e fortalecer o diálogo com diversos atores para nos próximos passos elaborar a Estratégia Estadual de enfrentamento do lixo no mar no estado de Santa Catarina, com abordagem integrada e colaborativa.
Linha do tempo Rede Oceano Limpo - SC
