Rede Oceano Limpo Brasil
A Rede Oceano Limpo Brasil atualmente é composta por oito Estados ao longo do litoral brasileiro e nas quatro regiões litorâneas e conta com uma participação multissetorial dos atores nestes estados. O objetivo principal é fortalecer, de forma contínua, a governança participativa no enfrentamento ao lixo no mar no Brasil. Para isso, criar a comunidade da Rede Oceano Limpo Brasil, onde os atores envolvidos podem trocar conhecimento e experiências entre si, é uma forma de consolidar a Rede Oceano Limpo. promovendo a colaboração entre gestores públicos, academia, sociedade civil e setor privado, com base em soluções orientadas pela ciência.
Estados da Rede Oceano Limpo Brasil

Evento de final de ano da Rede Oceano Limpo Brasil
O Evento "Conquistas e Perspectivas para um Oceano mais Limpo - Soluções Estaduais" organizado pela Cátedra UNESCO para a Sustentabilidade do Oceano, com apoio do Funbio e da Embaixada da Noruega, foi realizado no dia 29 de outubro de 2024 no Instituto Oceanográfico da USP. O evento contou com a presença (física ou virtual) de cerca de 110 participantes de 12 estados do Brasil (incluindo os 7 estados da Rede Oceano Limpo: AP, CE, RN, BA, RJ, SP, SP). Dentre os principais resultados estão:
Integração das Ações Estaduais:
Os estados da Rede compartilharam suas estratégias e experiências no enfrentamento ao lixo no mar, com foco na internacionalização da temática nas políticas públicas.
Fortalecimento da Rede Oceano Limpo:
A Rede foi fortalecida, alinhando-se com a Estratégia Nacional Oceano sem Plástico, marcada pela presença do Ministério do Meio Ambiente e Mudanças do Clima, e visando expandir suas ações para mais estados.
Avaliação e Próximos Passos:
A dinâmica de avaliação envolveu os participantes, que indicaram ações essenciais para a continuidade da Rede, como o monitoramento das estratégias e a expansão para mais estados brasileiros.

