Paraná

No Paraná, a Rede Oceano Limpo vem trabalhando junto à Superintendência Geral de Desenvolvimento Econômico e Social, à Secretaria de Desenvolvimento Sustentável, ao Instituto Água e Terra do Governo do Estado, bem como com as instituições acadêmicas Universidade Federal do Paraná, Instituto Federal do Paraná e Universidade Estadual do Paraná desde 2022 para construir uma estratégia de enfrentamento ao lixo no mar para o estado.

Apesar de possuir uma costa relativamente pequena quando comparado a outros estados brasileiros, o litoral do Paraná possui uma grande importância socioeconômica e ambiental, em especial considerando a presença dos portos de Paranaguá e Antonina, o Complexo Estuarino Lagunar de Iguape-Cananéia-Paranaguá (Lagamar), bem como o fluxo de turismo e pesca na região. 

O Paraná tem empenhado esforços na implementação da Agenda 2030 no estado. Nesse sentido, está previsto para 2024, o lançamento do NAPI - ODS (Novos Arranjos de Pesquisa eInovação), em parceria com a Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Estado do Paraná

O NAPI será um programa para financiar projetos de ciência e inovação que atuem em rede com o Setor Privado e a sociedade civil e estejam alinhados ao plano de governo. O NAPI - ODS terá foco inicial no ODS 14 (Vida na Água) e no ODS 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis), auxiliando na tomada de decisões na região litorânea paranaense.


Linha do tempo Rede Oceano Limpo - PR

Mais informações em breve!

>